Umidade Relativa do Ar

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Para a cultura do tomateiro são desejáveis U. R. inferiores a 90%, pois valores maiores favorecem o desenvolvimento de enfermidades fúngicas e bacterianas.

São considerados como ótimos os valores da ordem de 70-80 %. Em condições de U.R. baixas, cresce a taxa de transpiração das plantas, o que pode acarretar, especialmente na fase de frutificação, quando é menor a atividade do sistema radicular, ocorrência de déficit hídrico, menor abertura dos estômatos e conseqüente redução da Fs (menor entrada de CO2).

Valores altos de U.R, especialmente se associados à limitação de luz, reduzem a viabilidade do pólen, favorecendo a formação de frutos partenocárpicos. Tanto em condições de U.R baixas (quando ocorre aumento da transpiração) quanto em condições altas de U.R. (quando ocorre limitação da evapotranspiração – “planta não perde água e por isso não absorve também”) verifica-se redução na absorção de água e de nutrientes, gerando na planta déficit de elementos como o cálcio, induzindo desordens fisiológicas (podridão apical, por exemplo).